Campos temperados e desertos

                                               Campos temperados

O campo temperado é a vegetação natural de grandes áreas em todos os continentes. Muitos desses campos naturais têm sido alterados pela ação antrópica.Os campos temperados podem ser chamados, também, de campo limpo ou campinas. Seus nomes variam conforme o continente: pradarias na América do Norte -; estepes - na Ásia e Europa-; pampas (ou campanha) na América do Sul. 

Clima

O clima da região é subtropical úmido, isso significa que os verões são quente, e os invernos são frios e chove regularmente durante todo o ano. No inverno as temperaturas chegam a registrar menos que 0°C, e no verão as temperaturas podem chegar a 35°C.

Influência dos fatores abióticos para a formação desse ecossistema
   
   A latitude, o solo e o clima local determinam na maior parte de vegetação que é encontrado em um campo.
Clima:  clima da região é subtropical úmido
Solo: O solo leva um formato mosaico de gramíneas e é um dos mais férteis do mundo. 
Latitude: latitudes médias muitas vezes experimentam 25-75 cm (10-30 polegadas) de chuva por ano

   Flora e Fauna
   
      A flora são plantas de flores, herbácias e planícies de gramíneas.
       Na Fauna há uma predominância de grandes mamíferos herbívoros, como a gazela, antílopes, bisão e cavalos selvagens. Os principais carnívoros são a raposa e o coiote. E entre os insetos temos os gafanhotos migratórios.    
      

      Economia dos países presentes no ecossistema 
          Os Países transformam este ecossistema em campos cultivados por: Trigo, arroz, aveia, cevada, centeio e milho, Para fornecer alimentos para as populações humanas em todo mundo.

       Impacto positivo e negativo causado no  ecossistema 
     
      Os pontos positivos são: Habitam varias espécies de animais, ajuda na diversidade de biomas e também ajuda no cultivo de alimentos.
  Os pontos negativos são: A ultilização dos campos para fins agrícolastêm destruído a vegetação natural também a introdução do gado, supõe um forte impacto ambiental, pois leva a substituição da fauna original. Mas um dos problemas principais é o uso abusivo da pratica de queimadas.  

Desertos


São áreas extremamente áridas e podem ser quentes e frios. As chuvas são escassas e os índices pluviométricos podem chegar a apenas 250mm anuais. O maior deserto do mundo é o Saara, localizado no norte do continente africano. Os desertos frios estão na zonas polares e temperadas, como o deserto de Gobi, no centro da Ásia.

Climas

O clima desértico é marcado pela pouca quantidade de chuvas, elevadas temperaturas e amplitude térmica diária também elevada. 
A umidade do ar retém o calor e contribui para regular a temperatura. Com a baixa umidade, não há nada para reter o calor gerado pelo Sol durante o dia e a temperatura cai à noite.

Influência dos fatores abióticos

A influencia do fator abiótico é a temperatura: costumam ser elevadas (muito calor) e
a noite são muito baixas (muito frio).

Flora e Fauna

A flora é formada por gramíneas e arbustos, distribuídos espaçadamente pelo terreno. Das plantas desérticas, a mais famosa é sem dúvida o cactos, mas existem outros tipos de vegetação adaptadas à vida no deserto como ervilhas e o girassol.

A fauna desse ambiente é composta por repteis, roedores e insetos. Os animais tem suas orelhas adaptadas para viver naquele ambiente sem prejudicar a vida.

Economia

A fonte de economia no deserto é a extração do petróleo. Em razão da atual fase tecnológica, extensas áreas desérticas estão sendo utilizadas na produção agrícola, apresentando resultados significativos; os países que mais se destacam nessa prática são Israel e Estados Unidos. Para alcançar sucesso nesse tipo de produção agrícola é preciso um eficiente projeto de irrigação, corrigir os solos com o uso de adubos, além do emprego de máquinas e diversas tecnologias modernas. 

Maiores desertos do mundo

DesertoSuperfície (km²)
1º Deserto da Antártida (Antártida)14 000 000
2º Deserto do Saara (África)9 000 000
3° Deserto da Arábia (Ásia)1 300 000
4° Deserto de Gobi (Ásia)1 125 000
5° Deserto do Kalahari (África)580 000[6]
6° Deserto da Patagônia (Argentina)670000[7]
7° Grande Deserto Arenoso(Austrália)647000[8]





    Impactos positivos e negativos

    Geógrafos e biólogos dizem que o deserto em si - este é o principal problema ambiental da terra, ou melhor, a desertificação.Então chamamos a perda de complexo natural de vegetação permanente, a incapacidade de recuperação natural, sem intervenção humana.
    Alguns impactos positivos são: A economia que tem crescido nessas áreas, o turismo e a grande preservação de fósseis na areia dos destor que contribuem para os estudos históricos.



    Referências:
    https://www.todamateria.com.br/clima-desertico/
    https://pt.slideshare.net/giovannegaldino/desertos-localizaes-fauna-flora-clima-e-outras-caractersticas
    http://tipings.com/pt/pages/36175










    Comentários